MANEJO DOS CAROÇOS DE AÇAÍ COMO POSSIBILIDADE DE DESENVOLVIMENTO LOCAL NO MUNICÍPIO DE ANANINDEUA-PA

Grece Kelly Alencar Menezes, Luciano Louzada Couto, Maria do Socorro A. Flores

Resumo


A pesquisa tem como objetivo apresentar uma discussão sobre resíduos oriundos do processamento do açaí, abordando a relevância da gestão dos resíduos sólidos possibilitando o desenvolvimento local, através da atuação dos comerciantes que trabalham o com despolpamento do fruto, uma vez que estes são os grandes geradores do resíduo, produzindo diariamente uma quantidade significativa de caroços, e que depender da forma como são destinados, pode ser considerada adequada ou inadequada. o descarte dos caroços de açaí pode ser re-significado a partir da coleta e destinação final adequada, sendo tratado como objeto de valor econômico, servindo de insumo para outras atividades econômicas, e que ainda não foi observado pela maioria dos comerciantes locais. Na metodologia o método empírico aplicado é o estudo de caso, baseado em uma abordagem qualitativa, de caráter analítico descritiva e exploratória. O principal resultado reflete a análise da importância da atuação do poder público municipal, em parceria com o setor empresarial, e nas conclusões observa-se que nesta parceria, promove diversos resultados positivos, que estão relacionados com a inclusão dos batedores de açaí na economia circular no município, destinação adequada deste resíduo específico, desoneração dos gastos públicos com os serviços de limpeza pública, eliminação dos vetores, promovendo a implantação da governança ambiental, redução dos passivos ambientais conforme previsão dos ditames da PNRS.

 

PALAVRAS-CHAVE: Destinação adequada, Economia Circular, Resíduos Sólidos.


Texto completo:

PDF

Referências


BARBOSA, Rildo Pereira. Resíduos Sólidos. Impactos, Manejo e Gestão Ambiental. ed. São Paulo: Érica, 2014.

BARSANO, Paulo Roberto. Gestão ambiental. Ed. São Paulo: Érica, 2014.

BRAGA, R. Plantas do nordeste, especialmente do Ceará. Mossoró: Escola Superior de Agricultura de Mossoró, 540p. 1976.

DE OLIVEIRA, José Maria da Conceição; LOBO, Pio Caetano. Avaliação do potencial energético de resíduos de biomassa amazônica. 2001.

CANÇADO, Airton Cardoso; TAVARES, Bruno; DALLABRIDA, Valdir Roque. Gestão Social e Governança Territorial: interseções e especificidades teórico-práticas. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, v. 9, n. 3, 2013.

LAURINDO, Michelly et al. A viabilidade da economia circular à luz da política nacional de resíduos sólidos: Lei 12.305 de 02 de agosto de 2010. 2016.

REIS, B. O.; SILVA, I. T.; SILVA, I. M. O.; ROCHA, B. R. P. Produção de briquetes energéticos a partir de caroços de açaí. In: ENCONTRO DE ENERGIA NO MEIO RURAL, 4., 2002. Anais... Campinas-SP: AGRENER, 2002. 1 CD-ROM.

SILVA, I. T.; ROCHA, B.R.P.; Energia de biomassa, agricultura familiar e inserção social em contribuição ao desenvolvimento sustentável nas comunidades isoladas do Estado do Pará. In: SIMPÓSIO AMAZÔNIA, CIDADES E GEOPOLÍTICAS DAS ÁGUAS, 2003. Anais... Projeto MEGAM. v. único. p. 172-173.

SILVA, Ivete Teixeira da et al. Uso do caroço de açaí como possibilidade de desenvolvimento sustentável do meio rural, da agricultura familiar e de eletrificação rural no Estado do Pará. In: ENCONTRO DE ENERGIA NO MEIO RURAL, 5., 2004. Procedings… Disponível em: http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?pid=MSC0000000022004000200063&script=sci_arttext&tlng=pt. Acesso: 20 nov. 2019.

YIN, R. K. Case study research: design and methods. 3rd ed. Califórnia: Sage Publications, 2003.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN online 2595-9239